Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

POLÍTICA: Orlando Silva é o sexto a cair no Governo Dilma

Entre os seis ministros apenas Nelson Jobim não foi por motivos de denúncia
Orlando Silva o 6º Ministro a cair na faxina de Dilma (Folhapress)
O primeiro a cair foi Antonio Palocci, Ministro Chefe da Casa Civil, em maio, protagonista do caso Francenildo ainda no governo Lula em 2006, sua saída deu-se como definitiva após uma reportagem da Folha de S. Paulo denunciando que seu patrimônio aumento 20 vezes entre 2006 e 2010. Menos de um mês depois, reportagem da revista Veja (2/julho) denunciou um esquema de cobrança de propina no ministério dos Transportes e em órgãos ligados a ela, Alfredo Nascimento - que tinha sido ministro dos Transportes do governo Lula - pede demissão em 6 de julho.
Ministro da Defesa desde 2007, Nelson Jobim, era tido no ministério através de um pedido de Lula, em entrevista à revista Piauí, disse que tinha votado em Serra, de desde sempre mostrava-se insatisfeito com o governo de Dilma. Não aguentou a pressão após diversas denúncias de corrupção na Conab, entre elas favorimento de contratos e pagamento de propinas, além de viajar de jatinho de uma empresa favorecida em seu mandato como Ministro da Agricultura.
Após denúncia de que teria pago o salário de sua governanta com dinheiro público Pedro Novais, Ministro do Turismo, já estava envolvido em uma série de escândalos. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Novais teria feito pedido de ressarcimento - ainda como Deputado federal - de despesas de um motel.
O CASO
Orlando Silva é suspeito de desvio de dinheiro do programa Segundo Tempo, que dá verbas à ONGs que incentivam jovens a praticar esportes, em reportagem da revista Veja, o soldado João Dias Ferreira disse que parte do dinheiro desviado teria sido recebido pelo próprio ministro em uma garagem.
Segundo o Ministro - que em todas as entrevistas e momentos que pode falar do assunto tem desqualicado o acusador - disse que Ferreira firmou dois convênios com o Ministério e pede a devolução de R$ 3,16 milhões por dois convênios não executados entre 2005 e 2006, e que integrantes de sua equipe têm recebido ameaças de morte.
A saída do ministro foi anunciada na tarde desta quarta-feira (26) por Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, ainda segundo Carvalho o cargo continuará com o PC do B e que o mais provável é que alguém assuma o cargo interinamente, ou seja, até que tudo seja esclarecido.
Vale lembrar, que não foi apresentada até o momento nenhuma prova concreta contra Silva, mas pressionada, Dilma Rousseff não vê outra saída se não for 'sair com o ministro'.

Postar um comentário

0 Comentários